Autoestima

Olá meninas!!!
Vi esta matéria na revista Claudia que fala sobre o amor próprio, achei muito interessante e resolvi mostrar aqui pra vocês.
Quer saber o que faz uma mulher vencer todos os obstáculos do caminho e alcançar seus sonhos? Amor-próprio. Esse é o ímã que atrai sorte, fortuna, amor e mil oportunidades de exercitar seus talentos.
Só quem se conhece bem consegue construir uma autoestima elevada. Mas, afinal, o que é se conhecer bem? É investigar, com coragem, seus defeitos e, sem modéstia, suas qualidades, tornando-se sua melhor amiga. “A partir daí, resta saber aceitar ou tentar minimizar o que não pode ser mudado”, diz a psicodramatista Adelsa Cunha, presidente da Federação Brasileira de Psicodrama. É o que defende também a coach Regina Silva, da consultoria Gyrasser, em São Paulo. “Sem uma noção clara de nosso potencial e limite, ficamos muito vulneráveis às opiniões negativas. Baqueamos diante de conflitos e situações que nos desqualificam”, explica ela Quebre essa lógica descobrindo estratégias para potencializar os pontos fortes e neutralizar os fracos. Para mapeá-los, tente este exercício: “Anote os comportamentos que a incomodam, verifique o que os provoca e busque formas de desativá-los”, sugere Regina. Por exemplo, se você se boicota adiando coisas importantes e quer mudar isso, verifique com que se distrai nesse momento e quais desculpas utiliza para os atrasos. Marque um prazo curto para realizar determinada tarefa – seja uma atividade do trabalho ou a visita ao dentista. O que importa é criar situações em que fique evidente se você conseguiu ou não atingir as metas determinadas. A cada pequena conquista, a satisfação cresce e a autopercepção aumenta. Aos poucos ganhará clareza sobre suas motivações íntimas, o que vai ajuda- lá a se libertar de comportamentos desfavoráveis e a adotar outros, mais alinhados com seus sonhos.
Bjoooos e um ótimo dia, Carmem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

Cátia Pimentel disse...

Amei o post. Creio que, olhar para si mesma antes de tudo é o meio mais louvável de achar forças para alcançar sonhos e objetivos. E isso nada tem a ver com egoísmo. Sim, porque, de que adianta estender a mão para o outro (ou trabalho) se o coração está insatisfeito? É preciso cuidar-se antes de tudo e todos (se auto conhecer), porque só se pode proporcionar alegria se estiver feliz consigo mesma. Da mesma forma, que só se pode amar alguém ou ter sucesso se já tiver provado o doce sabor do amor por si mesma e pela sua vocação.

Bjim da Cá!